23 outubro 2011

TIPO CINEMA

Vovô e neto estão sentados frente a frente numa sala atemporal.
Silêncio.
Vovô entrega um presente ao neto.
Singelo.
Neto recebe o presente e sorri muito levemente. Emocionado.
Silêncio.
Vovô muito sereno. Sem achaques. É um homem muito vivido.
Neto abre o presente.
Música.
Neto chora. Chora muito. Ora ri. Ora chora ainda com mais emoção.
A música é triste. Ou linda. Ou uma gaita de boca.
Não se vê o presente nas mãos do neto.
Vovô continua sereno. Imóvel. Observa o neto.
Neto está vestido de maneira muito urbana. Jeans. All Star. Talvez um colete.  
Quem sabe até lápis preto nos olhos. Quem sabe. Não sei.
Close no presente que o neto acabou de receber. Um suéter. Novo, porém roupa típica de um idoso. Marrom talvez. Feio.
Neto segurando as lágrimas olha para o avô e um tanto envergonhado e muito triste diz:
- o senhor NÃO me conhece né vô?
Música sobe.
Vovô segura as mãos do neto. Olham-se profundamente.
É tudo muito lento. Melancólico.
Um piano.
Neto descansa sua cabeça no colo do avô e chora mais. Recebe um carinho.
...
Entra na sala uma mulher que fala muito e sem parar.
Ela gesticula faz caras caretas e nem percebe o que estava acontecendo na sala.
Outro tom.
Mulher:
- ainda bem que você chegou sua mãe já estava ficando preocupada. Também depois daquele acidente de ontem na estrada que ninguém mais fala em outra coisa. A sua mãe ficou rezando: ai tomara que nada aconteça na viagem do meu filho até aqui. Ai minha Nossa Senhora Aparecida ilumina o caminho da minha criança; ela pensa que você ainda é uma criança; Isso me cansa. Aliás, a sua mãe anda me cansando. A hora que eu te contar todas as coisas que ela anda aprontando por aqui, você vai ficar envergonhado da mãe que tem...
Mulher continua falando sem parar. Música sobe e ela continua gesticulando fazendo suas caras e bocas.
Corte na música e mulher fala:
- escuta, onde será que sua filha costuma guardar as facas?  
Neto e avô a ignoram e continuam se olhando profundamente.
Avô segura o suéter. Acaricia. Entrega para o neto e diz:
- É. Talvez eu não te conheça, mas eu SEI que você vai sentir frio. Todos nós sentimos algum dia. E eu sinto muito.
O neto ri. Fala:
- obrigado vô, tem razão. Tem razão. Eu vou sentir frio. Obrigado vô. Obrigado.

... lá fora tudo fica muito muito claro! 

Andy Gercker 23.10.11 RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário